quarta-feira, 9 de junho de 2010

"A BALADA DA MARGEM SUL" NO BLOGUE "PRÓ-ÁFRICA"

No dia 17 de Abril, no teatro A Barraca, pôde-se assistir a mais uma peça A Balada da Margem Sul. Foi um momento delirante para todos que puderam assistir à arrogância e à tensão existentes entre dois grupos totalmente distintos nos seus fundamentos, mas semelhantes na forma de se organizarem em torno de ideias falaciosas e marcadas por valores depreciativos. Poderia evidenciar a intenção e a mensagem que Hélder Costa pretendeu dar nesta versão mais actualizada e urbana de Romeu & Julieta, mas preferi transferir para algumas palavras o que esta peça me provocou, se bem que nem sei se consigo transcrever o que senti!
Pois bem…. Senti raiva, senti que vivemos num mundo hipócrita, onde cada vez os poderosos, os tubarões ganham mais força, onde os mais fracos cada vez mais tem menos espaço para reflectir, para pensar e tomar uma posição crítica, pois tudo gira em torno do grande flagelo que é o capitalismo voraz que tende a engolir todos os grupos mais vulneráveis: os precários! E falar em precários é mais correcto, pois particularizar é deixar meio mundo de fora!

A Balada da Margem Sul acabou por ser uma sinopse que espelhou de tudo um pouco. Desde os Skin-heads e os gangs enraivecidos, até às famílias humildes e com valores (que tendem a perecer) e os amigos do bairro. E como se não bastasse, espelhou bem a mensagem de que há interesses por parte do governo em gerar o conflito, a instabilidade e eu diria até o Caos! Pois é no Caos, onde alguns sedimentam os seus lugares e onde outros aproveitam para dizer que defendem um mundo com lugar para todos!

Quem nos representa com uma nova Mensagem? Quem reconhece um líder da nova Mensagem? Alguém acredita nisto?

Carla Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário