terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Motivação

No meu trabalho de escrita e direcção de peças de teatro procuro sempre temas que tentem lançar discussão e polémica sobre as contradições da sociedade em que vivemos.
È o caso da peça que está em ansaios com estreia prevista para este mês de Fevereiro. Será um musical com canções de Jorge Palma.

A Balada da Margem Sul

O ódio anda a solta nas grandes metrópoles.
A necessidade, a insegurança, o futuro sombrio transformaram o homem - e principalmente a juventude - numa massa irregular, inconstante e suicidária.
Os bandos, cada vez mais frequentes e maiores, criam-se não por solidariadade ou afectividade, mas por obediência a um espirito de guerra, de agressão. Trata-se de excluir e marginalizar o outro e acredita-se que a morte do adversário/inimigo é a garantia da vida própria e do futuro sem manchas.
O pano de fundo mais evidente de toda esta linha doutrinária é o racismo.
Nada mais fácil que identificar a diferença pela cor da pele. Apesar de essa pele diferente deixar de ser importante quando o seu portador for milionário ou alta figura social - o que prova muito claramente que, no fundo, o racismo não passa de uma mistificação e de um embuste que mascára a derradeira verdade - a continuidade ad eternum ? da luta de classes.

Helder Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário